segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Como calculamos a velocidade de um objeto no tracker?


Calculando a velocidade da caminhada:


     Primeiramente importamos o vídeo do Batman no Tracker, após assistirmos ao vídeo, verificamos que a caminhada estava mais precisa e mais fácil de ser analisada entre os quadro 54 e 86. Logo definimos o quadro 54 como quadro inicial e o quadro 86 como quadro final, nestes quadros o personagem dá seus passos para trás.
     Como solicitado definimos a altura do personagem como 1,8 m através da Fita Métrica do software, sendo a principal dificuldade deste exercício a definição de um referencial para o eixo de coordenadas, já que o fundo se desloca com as ações do personagem. Infelizmente no vídeo não havia muitos pontos estáticos que poderiam ser utilizados no recurso de trajetória automática, mas conseguimos estabelecer o referencial em um orifício na parte superior que sofria de pouca ou nenhuma interferência da dinâmica do plano de fundo.
   Escolhemos o umbigo do personagem como ponto de massa para definirmos o deslocamento através de suas posições no plano.

Figura 1 - Dados tabelados e referências utilizadas na vídeo análise da caminhada no Tracker.


















     Para calcularmos o módulo da velocidade média no eixo coordenado x, utilizamos a equação:
  [1];
 resultando aproximadamente Vmx = 1,4336 m/s ou 5,1609 km/h.


Calculando a velocidade do batrang:



    Aproveitamos o referencial adotado no primeiro exercício, deslocamos o eixo coordenado à posição inicial do lançador. O novo ponto de massa foi definido no centro geométrico do batrang, marcamos as posições do novo ponto de massa até a colisão com o adversário (Superman). O movimento do lançamento do batrang está localizado entre os quadros 236( inicial) e 243 (final).

Figura 2 - Dados tabelados e referências utilizadas na vídeo análise do movimento do batrang no Tracker.
























     Para calcular o módulo velocidade do batrang no eixo coordenado x, utilizamos a fórmula [1]. Como resultado obtivemos aproximadamente Vbx = 9,1111 m/s ou 32,8 km/h.